quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Certificação ABENDI x IRATA

A polêmica continua sobre qual certificação optar ?



Antes de abordar propriamente o título deste post, vamos relembrar o conceito de certificação.Que é comprovação de conhecimento e capacidade técnica adquirida através de um padrão de treinamento, que avaliado por um Organismo Certificador de Pessoas (OPC) atesta formalmente via certificado, que o profissional possui habilidade para executar uma determinada atividade com segurança e eficiência.
A lentidão brasileira no ato de lesgilar sobre temas futuros e concretos é muito nociva.No assunto Acesso Por Corda as ABNT NBR`s 14475 (qualificação e certificação ) e 15595 (procedimentos) somente surgem nos anos de 2007 e 2008 respectivamente, assim como somente agora é que teremos a NR de altura após "séculos" de trabalhos e acidentes em atividade envolvendo altura !!!
Dando uma passada por sites de empresas que oferecem serviços de acesso por corda, entre elas por exemplo: SISTAC, CESAR&FRITSCH, DUAL TECH, DSL, ASEMA, ALPITEC e CAPA; todas atuando no cenário on e offshore nacional e internacional, atendendo Petrobrás e empresas gringas.Informam em seu sites atuarem no padrão do IRATA, até acredito que por uma relevância contratual esses empresas atuem com pessoal certificado pela ABENDI.
Aos que defendem a certificação ABENDI, parabéns, mas o fazem na maioria esmagadora por puro interesse empresarial (leia-se treinamentos e vendas de equipamentos nacionais).Mas párem de falar asneiras do tipo " alpinista IRATA trabalha em um ponto só" ou o "alpinista que morreu era IRATA" ... "equipamento PTZEL não presta!!!" ....é brincadeira, párem de falar mentiras para defender seus interesses que não são patrióticos e sim o de meter grana no bolso, coisa que muitos perderam quando entrou o padrão do IRATA.
Aos gerentes de SMS em plantas industriais Brasil à fora, ao se contratar uma empresa de alpinismo e resgate analise históricos, exija, incluindo contratualmente, o que reza nossas NBR`s e NR`s, execute simulados, treine seu pessoal no assunto acesso por corda e equipamentos.O que será um diferencial no quesito fiscalização e eficiência, pois o melhor fiscal é o que domina o tema que está fiscalizando e a equipe de alpinismo que estiver prestando-lhe serviços, se não possuir elementos realmente treinados com ritmo de trabalho e respeito aos procedimentos, de nada adiantará possuirem uma ou ambas certificações em altura, os acidentes e mortes ocorrerão do mesmo jeito !
Finalmente para quem rala e fica pendurado e ralando em média umas 6 horas no sol, enchendo o bolso do patrão.Pessoal conforme ja citado, obter certificação ABENDI depende muito se for uma exigência contratual e o IRATA está e continuará ainda sendo bem aceito, no site da ABENDI o valor para não sócios é R$2146,00 e aí tem um papo de reconhecimento que fica mais barato e tal...moral da história, tirar o ABENDI só se pagarem para você ou pintar um trampo muito bom e longo para valer gastar mais essa grana, pois aí depois vence o IRATA e é aquela história toda que nós já sabemos abs e saudações a comunidade de alpinismo em especial ao pessoal que está no trampo do estaleiro da Coréia ralandooooo, Adilson Cardoso N3(orelha !) e compania !!!

17 comentários:

  1. Fabio você tem noticias de como ficou a situação de substituir todos os stop pelo ID do fabricante PETZL para serviços na Petrobras?

    ResponderExcluir
  2. É verdade, em algumas unidades Petrobrás o Stop está sendo banido, assim como o Grigri.
    Excelente equipamento,o Stop, tem ótimas aplicações no resgate e além disso acidente ocorre com qualquer descensor na mãos de pessoas q não tem treinamento ou experiência para determinadas tarefas em altura !!!

    ResponderExcluir
  3. Fábio, não concordo como seus comentários referente a quem defende a certificação brasileira, de que quer encher os bolsos de dinheiro. Você se refere ao acesso por corda limitando-se ao mundinho de Macaé! O Brasil é bem maior que isto, e existem profissionais de acesso trabalhando em diversos segmentos. Como todo e qualquer mercado, o valor da hora tende a oscilar em função da oferta e procura. Em 1986 um inspetor de equipamentos ganhava muito mais do que hoje, assim como um inspetor dimensional ganhava mais há uns 5 anos do que hoje. Hoje o TS está tão desvalorizado que as empresas só aceitam observadores de segurança se tiverem o curso de TS. Isto que é desvalorização. Você é contra a evolução do país ? Você com a formação que tem, Inspetor e TS deveria saber que para um país desenvolver-se tem de ter tecnologia. Creio que deveria participar de grupos de trabalho na ABNT para ver como as coisas são levadas à sério. Participei da elaboração das duas normas brasileiras de acesso, assim como muitos que queriam trabalhar sério participaram. Claro que muitas empresas querem "cartelizar" o mercado, fazendo com que outras não tenham chance, como é o caso da resistência Irata. O grande problema é que querem ser donas de uma atividade que não tem dono, mas existem muitas outras certificações pelo mundo que não só a Irata. Pesquise mais, se informe mais. Hoje, graças ao Governo de Lula, as portas par a elaboração de NR´s foram abertas e com a participação de pessoas que fazem parte do meio. Claro que, com a NR-33, foi dado uma enfase muito grande a parte de treinamento..

    ResponderExcluir
  4. Olá Oliveira, respeito sua opinião, e eu como sócio ABENDI não sou contra a certificação Brasileira e sei que existem outras certificações em altura pelo mundo com certeza.Mas é cansativo vc ouvir, por exemplo, em um workshop de NR-34 em uma empresa aqui no RJ, um engº Civil falando asneiras e mentiras sobre a certificação IRATA.
    Também não sou contra a evolução do país, mas se vc hoje dirije um carro melhor ou tem acesso a itens diversos e até EPI`s importandos (que estão sendo copiados pela indústria local)isso se deve ao canalha do Fernando Collor que abriu as importações , portanto na época uma necessidade inadiável em razão de pressões internas e externas.Logo o que Lula fez nada mais é do que obrigação de um chefe de Estado em se tratando de assuntos de grande importância!!!!
    Quanto a participar de grupos de trabalho ou comitês não tenho tempo, lá ja sei que existem pessoas competentes e sérias trabalhando, grandes nomes.Mas me entristesse ver na listagem da comissão de estudos em acesso por corda da ABENDI, nomes de pessoas que estão ali fazendo "numero" querendo o status de estar relacionado nesta comissão, pessoas nocivas e mascaradas que nunca ralaram em altura e em suas empresas não tratam seus subordinados com respeito e dignidade.
    Para finalizar Oliveira, eu sei e como sei que trampo em altura vai muito além de Macaé, isso eu sei desde 2005 pq já ralava e em 2006 fiz o IRATA, abraço e obrigado por visitar o blog!!!

    ResponderExcluir
  5. O que dizer agora então massa de "alpinista industrial" que acha-se capaz de realizar serviços em altura por ter ou ser Irata n1? E agora com essa novidade que acabei de ler:"Alpinismo e Resgate Industrial, a equipe que ministrará o curso é composta por ex. militares da Brigada de Infantaria Paraquedista." (http://bit.ly/zM3nU9)
    A matéria aborda essa questão interessante "Alpinistas ganham espaço nas indústrias de petróleo". Mas me preocupa a quantidade de novos "alpinistas" dando trabalho para quem realmente trabalha ou mesmo pondo a sua vida e a de terceiros em risco. Cuidado galera, confiram sua segurança antes de subir ou seria descer?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Fábio,pelo que entendi as empresas estão dando mais oportunidade pra quem tem o ABENDI ?
    Pois agora fiquei na dúvida,eu ia o IRATA e já não sei si faço.,
    Você pode me dar uma orientação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá companheiro (a) o acesso por corda via CERTIFICAÇÃO ABENDI está suspenso, conforme publicado pela própria instituição no seu canal ABENDI NEWS no site da mesmae gerou muita discussão via Facebook.Pois o tema tem, segundo a ABENDI, alta complexidade !!!
      Então colega, aconteceu o que esperávamos, a comunidade de trabalhadores rejeitou macissamente a ABENDI, que por sua vez enchergando que não ia obter receitas interessantes com esta certificação, saiu com a desculpa de processos suspensos..e quem pagou para tirar o acesso por corda pela ABENDI ?
      Logo, tire o seu IRATA, é o que vale e o que a Petrobrás e empresas gringas aqui e no mundo (Coréia, Japão, Turquia, ETC...) TODO aceitam , é conhecido e respeitado !!!
      Boa sorte e continue acessando o blog, estou atualizando ainda este mês !

      Excluir
  7. Qual curso de acesso por cordas devo fazer o IRATA ou o ABENDE???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sistema IRATA meu camarada, se realmente você precisa de certificação de acesso por corda.O resto, esses cursinhos de NR-35 esquece !
      Mas após concluir o IRATA é preciso praticar , se não não valeu de nada o seu investimento em uma certificação que ainda é cara e tem validade de 3 anos !
      Obrigado por acessar o Blog, espero ter ajudado !!!

      Excluir
  8. pow eu to querendo fazer esse curso trab na area a 10 anos sou soldador mais um amigo me indicou a fazer o abendi mais nao sei onde tem esse curso. eu moro no rio e to querendo subir na vida pois so virando alpinista p/ conseguir rsrs abracos

    ResponderExcluir
  9. BOM DIA FÁBIO

    ESTOU INDECISO SOBRE FAZER O CURSO DE ESCALADOR INDUSTRIAL, GOSTARIA DE SABER SE É VÁLIDO FAZER O IRATA, JÁ QUE OUÇO MUITOS POR AI FALAREM QUE O ABENDI QUE TOMARÁ CONTA E O IRATA NÃO + VALERÁ.

    GRATO PELA MORAL

    ResponderExcluir
  10. Estou precisando de indicações de Técnicos em Elétrica com CREA, Salvatagem, Huet e principalmente Irata (Escalador). Atenção não é somente NR35 tem que ter o curso e experiência com alpinismo industrial. Coloquei um anuncio semelhante a este no google e recebi centenas de currículos. A maioria nada tinha a ver com o solicitado.
    Enviar os currículos com pretensão salarial (Salario Base). Os adicionais de embarque todos já conhecem.
    Sds.
    Haroldo
    haroldopassos1@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Está publicado a oportunidade.Obrigado por acessar o blog, seja bem vindo !

    ResponderExcluir
  12. Fabio é obriagario mestmo fazer a qualificação por cordas pela abendi, inspetor de LP pela abendi, quero fazer o curso de irata, mais agora fiquei na duvida pois o site da abendi diz que é obrigatorio a certificação por eles

    ResponderExcluir
  13. Oi companheiro, eu fiz dois embarques direto e fiquei sem atualizar o Blog, mas farei um post bem atual sobre essa situação quando desembarcar !
    Respondendo sua pergunta, e lhe fazendo raciocinar , o IRATA vale em praticamente todos os países europeus, mercosul e américa do norte.Onde se quer sabem o que é ABENDI !!!
    Todo N3 ABENDI é N3 IRATA, então resumindo o que a ABENDI sempre quer é DINHEIRO e está apavorando os desavisados.Ou você tem as duas certificações ou então opte pelo IRATA que você não vai ficar sem trabalho..grande abs e obrigado por acessar o Blog !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia Fabio e desculpe os erros de português, sim, fui numa palestra da abendi no dia 01/08/2014 noa hotel vilarejo e o que deixaram transparecer é que somente o sistema por corda de acordo com a NBR que não me lembro agora, que valerá para prestar serviço para Petrobras, todavia sei que não é assim pesquisando no google apareceu o seu blog , li todas as perguntas e resposta e vi que tens bastante conhecimento do assunto, outra pergunta que lhe queria lhe fazer, sou N2 em LP pela abendi e estou em fase de certificação em PM, hoje eu trabalho como supervisor de produção, a 10 anos numa fabrica de equipamentos para elevação de carga cuja matéria prima principal é cabo de aço, depois lhe mando o nome por seu email, por questões éticas, hoje ganho atualmente 6,000 reais de salario, gostaria de trabalhar embarcado nesta área ou como supervisor de equipe, se for posso chegar a um salario superior a este? , obrigado e desculpe tomar seu tempo

      Excluir
  14. Oi Marcus, muito obrigado por acessar o Blog e parabéns pela sua perseverança em seguir se qualificando a estrada é longa !
    Em resposta a sua pergunta, SIM você consegue uma grana (salário líquido ) maior que o seu mas não sei se em carteira será superior, aí não sei o que lhe interessa mais.
    Ná área de inspeção por END no Brasil não temos como fugir do sistema SNQC ABENDI vcê como inspetor sabe, mas na batalha ABENDI x IRATA no acesso por corda a questão é dinheiro puramente.Inclusive no próprio site da ABENDI chegou a suspender os processos alegando precisar estudar melhor o processo e agora voltaram com força para tentar tomar o mercado antes dominado pela certificação IRATA é isso...resumindo !
    Grande abraço e sucesso !

    ResponderExcluir