quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Certificação ABENDI x IRATA

A polêmica continua sobre qual certificação optar ?



Antes de abordar propriamente o título deste post, vamos relembrar o conceito de certificação.Que é comprovação de conhecimento e capacidade técnica adquirida através de um padrão de treinamento, que avaliado por um Organismo Certificador de Pessoas (OPC) atesta formalmente via certificado, que o profissional possui habilidade para executar uma determinada atividade com segurança e eficiência.
A lentidão brasileira no ato de lesgilar sobre temas futuros e concretos é muito nociva.No assunto Acesso Por Corda as ABNT NBR`s 14475 (qualificação e certificação ) e 15595 (procedimentos) somente surgem nos anos de 2007 e 2008 respectivamente, assim como somente agora é que teremos a NR de altura após "séculos" de trabalhos e acidentes em atividade envolvendo altura !!!
Dando uma passada por sites de empresas que oferecem serviços de acesso por corda, entre elas por exemplo: SISTAC, CESAR&FRITSCH, DUAL TECH, DSL, ASEMA, ALPITEC e CAPA; todas atuando no cenário on e offshore nacional e internacional, atendendo Petrobrás e empresas gringas.Informam em seu sites atuarem no padrão do IRATA, até acredito que por uma relevância contratual esses empresas atuem com pessoal certificado pela ABENDI.
Aos que defendem a certificação ABENDI, parabéns, mas o fazem na maioria esmagadora por puro interesse empresarial (leia-se treinamentos e vendas de equipamentos nacionais).Mas párem de falar asneiras do tipo " alpinista IRATA trabalha em um ponto só" ou o "alpinista que morreu era IRATA" ... "equipamento PTZEL não presta!!!" ....é brincadeira, párem de falar mentiras para defender seus interesses que não são patrióticos e sim o de meter grana no bolso, coisa que muitos perderam quando entrou o padrão do IRATA.
Aos gerentes de SMS em plantas industriais Brasil à fora, ao se contratar uma empresa de alpinismo e resgate analise históricos, exija, incluindo contratualmente, o que reza nossas NBR`s e NR`s, execute simulados, treine seu pessoal no assunto acesso por corda e equipamentos.O que será um diferencial no quesito fiscalização e eficiência, pois o melhor fiscal é o que domina o tema que está fiscalizando e a equipe de alpinismo que estiver prestando-lhe serviços, se não possuir elementos realmente treinados com ritmo de trabalho e respeito aos procedimentos, de nada adiantará possuirem uma ou ambas certificações em altura, os acidentes e mortes ocorrerão do mesmo jeito !
Finalmente para quem rala e fica pendurado e ralando em média umas 6 horas no sol, enchendo o bolso do patrão.Pessoal conforme ja citado, obter certificação ABENDI depende muito se for uma exigência contratual e o IRATA está e continuará ainda sendo bem aceito, no site da ABENDI o valor para não sócios é R$2146,00 e aí tem um papo de reconhecimento que fica mais barato e tal...moral da história, tirar o ABENDI só se pagarem para você ou pintar um trampo muito bom e longo para valer gastar mais essa grana, pois aí depois vence o IRATA e é aquela história toda que nós já sabemos abs e saudações a comunidade de alpinismo em especial ao pessoal que está no trampo do estaleiro da Coréia ralandooooo, Adilson Cardoso N3(orelha !) e compania !!!

29 comentários:

  1. Fabio você tem noticias de como ficou a situação de substituir todos os stop pelo ID do fabricante PETZL para serviços na Petrobras?

    ResponderExcluir
  2. É verdade, em algumas unidades Petrobrás o Stop está sendo banido, assim como o Grigri.
    Excelente equipamento,o Stop, tem ótimas aplicações no resgate e além disso acidente ocorre com qualquer descensor na mãos de pessoas q não tem treinamento ou experiência para determinadas tarefas em altura !!!

    ResponderExcluir
  3. Fábio, não concordo como seus comentários referente a quem defende a certificação brasileira, de que quer encher os bolsos de dinheiro. Você se refere ao acesso por corda limitando-se ao mundinho de Macaé! O Brasil é bem maior que isto, e existem profissionais de acesso trabalhando em diversos segmentos. Como todo e qualquer mercado, o valor da hora tende a oscilar em função da oferta e procura. Em 1986 um inspetor de equipamentos ganhava muito mais do que hoje, assim como um inspetor dimensional ganhava mais há uns 5 anos do que hoje. Hoje o TS está tão desvalorizado que as empresas só aceitam observadores de segurança se tiverem o curso de TS. Isto que é desvalorização. Você é contra a evolução do país ? Você com a formação que tem, Inspetor e TS deveria saber que para um país desenvolver-se tem de ter tecnologia. Creio que deveria participar de grupos de trabalho na ABNT para ver como as coisas são levadas à sério. Participei da elaboração das duas normas brasileiras de acesso, assim como muitos que queriam trabalhar sério participaram. Claro que muitas empresas querem "cartelizar" o mercado, fazendo com que outras não tenham chance, como é o caso da resistência Irata. O grande problema é que querem ser donas de uma atividade que não tem dono, mas existem muitas outras certificações pelo mundo que não só a Irata. Pesquise mais, se informe mais. Hoje, graças ao Governo de Lula, as portas par a elaboração de NR´s foram abertas e com a participação de pessoas que fazem parte do meio. Claro que, com a NR-33, foi dado uma enfase muito grande a parte de treinamento..

    ResponderExcluir
  4. Olá Oliveira, respeito sua opinião, e eu como sócio ABENDI não sou contra a certificação Brasileira e sei que existem outras certificações em altura pelo mundo com certeza.Mas é cansativo vc ouvir, por exemplo, em um workshop de NR-34 em uma empresa aqui no RJ, um engº Civil falando asneiras e mentiras sobre a certificação IRATA.
    Também não sou contra a evolução do país, mas se vc hoje dirije um carro melhor ou tem acesso a itens diversos e até EPI`s importandos (que estão sendo copiados pela indústria local)isso se deve ao canalha do Fernando Collor que abriu as importações , portanto na época uma necessidade inadiável em razão de pressões internas e externas.Logo o que Lula fez nada mais é do que obrigação de um chefe de Estado em se tratando de assuntos de grande importância!!!!
    Quanto a participar de grupos de trabalho ou comitês não tenho tempo, lá ja sei que existem pessoas competentes e sérias trabalhando, grandes nomes.Mas me entristesse ver na listagem da comissão de estudos em acesso por corda da ABENDI, nomes de pessoas que estão ali fazendo "numero" querendo o status de estar relacionado nesta comissão, pessoas nocivas e mascaradas que nunca ralaram em altura e em suas empresas não tratam seus subordinados com respeito e dignidade.
    Para finalizar Oliveira, eu sei e como sei que trampo em altura vai muito além de Macaé, isso eu sei desde 2005 pq já ralava e em 2006 fiz o IRATA, abraço e obrigado por visitar o blog!!!

    ResponderExcluir
  5. O que dizer agora então massa de "alpinista industrial" que acha-se capaz de realizar serviços em altura por ter ou ser Irata n1? E agora com essa novidade que acabei de ler:"Alpinismo e Resgate Industrial, a equipe que ministrará o curso é composta por ex. militares da Brigada de Infantaria Paraquedista." (http://bit.ly/zM3nU9)
    A matéria aborda essa questão interessante "Alpinistas ganham espaço nas indústrias de petróleo". Mas me preocupa a quantidade de novos "alpinistas" dando trabalho para quem realmente trabalha ou mesmo pondo a sua vida e a de terceiros em risco. Cuidado galera, confiram sua segurança antes de subir ou seria descer?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Fábio,pelo que entendi as empresas estão dando mais oportunidade pra quem tem o ABENDI ?
    Pois agora fiquei na dúvida,eu ia o IRATA e já não sei si faço.,
    Você pode me dar uma orientação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá companheiro (a) o acesso por corda via CERTIFICAÇÃO ABENDI está suspenso, conforme publicado pela própria instituição no seu canal ABENDI NEWS no site da mesmae gerou muita discussão via Facebook.Pois o tema tem, segundo a ABENDI, alta complexidade !!!
      Então colega, aconteceu o que esperávamos, a comunidade de trabalhadores rejeitou macissamente a ABENDI, que por sua vez enchergando que não ia obter receitas interessantes com esta certificação, saiu com a desculpa de processos suspensos..e quem pagou para tirar o acesso por corda pela ABENDI ?
      Logo, tire o seu IRATA, é o que vale e o que a Petrobrás e empresas gringas aqui e no mundo (Coréia, Japão, Turquia, ETC...) TODO aceitam , é conhecido e respeitado !!!
      Boa sorte e continue acessando o blog, estou atualizando ainda este mês !

      Excluir
  7. Qual curso de acesso por cordas devo fazer o IRATA ou o ABENDE???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sistema IRATA meu camarada, se realmente você precisa de certificação de acesso por corda.O resto, esses cursinhos de NR-35 esquece !
      Mas após concluir o IRATA é preciso praticar , se não não valeu de nada o seu investimento em uma certificação que ainda é cara e tem validade de 3 anos !
      Obrigado por acessar o Blog, espero ter ajudado !!!

      Excluir
  8. pow eu to querendo fazer esse curso trab na area a 10 anos sou soldador mais um amigo me indicou a fazer o abendi mais nao sei onde tem esse curso. eu moro no rio e to querendo subir na vida pois so virando alpinista p/ conseguir rsrs abracos

    ResponderExcluir
  9. BOM DIA FÁBIO

    ESTOU INDECISO SOBRE FAZER O CURSO DE ESCALADOR INDUSTRIAL, GOSTARIA DE SABER SE É VÁLIDO FAZER O IRATA, JÁ QUE OUÇO MUITOS POR AI FALAREM QUE O ABENDI QUE TOMARÁ CONTA E O IRATA NÃO + VALERÁ.

    GRATO PELA MORAL

    ResponderExcluir
  10. Estou precisando de indicações de Técnicos em Elétrica com CREA, Salvatagem, Huet e principalmente Irata (Escalador). Atenção não é somente NR35 tem que ter o curso e experiência com alpinismo industrial. Coloquei um anuncio semelhante a este no google e recebi centenas de currículos. A maioria nada tinha a ver com o solicitado.
    Enviar os currículos com pretensão salarial (Salario Base). Os adicionais de embarque todos já conhecem.
    Sds.
    Haroldo
    haroldopassos1@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Está publicado a oportunidade.Obrigado por acessar o blog, seja bem vindo !

    ResponderExcluir
  12. Fabio é obriagario mestmo fazer a qualificação por cordas pela abendi, inspetor de LP pela abendi, quero fazer o curso de irata, mais agora fiquei na duvida pois o site da abendi diz que é obrigatorio a certificação por eles

    ResponderExcluir
  13. Oi companheiro, eu fiz dois embarques direto e fiquei sem atualizar o Blog, mas farei um post bem atual sobre essa situação quando desembarcar !
    Respondendo sua pergunta, e lhe fazendo raciocinar , o IRATA vale em praticamente todos os países europeus, mercosul e américa do norte.Onde se quer sabem o que é ABENDI !!!
    Todo N3 ABENDI é N3 IRATA, então resumindo o que a ABENDI sempre quer é DINHEIRO e está apavorando os desavisados.Ou você tem as duas certificações ou então opte pelo IRATA que você não vai ficar sem trabalho..grande abs e obrigado por acessar o Blog !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia Fabio e desculpe os erros de português, sim, fui numa palestra da abendi no dia 01/08/2014 noa hotel vilarejo e o que deixaram transparecer é que somente o sistema por corda de acordo com a NBR que não me lembro agora, que valerá para prestar serviço para Petrobras, todavia sei que não é assim pesquisando no google apareceu o seu blog , li todas as perguntas e resposta e vi que tens bastante conhecimento do assunto, outra pergunta que lhe queria lhe fazer, sou N2 em LP pela abendi e estou em fase de certificação em PM, hoje eu trabalho como supervisor de produção, a 10 anos numa fabrica de equipamentos para elevação de carga cuja matéria prima principal é cabo de aço, depois lhe mando o nome por seu email, por questões éticas, hoje ganho atualmente 6,000 reais de salario, gostaria de trabalhar embarcado nesta área ou como supervisor de equipe, se for posso chegar a um salario superior a este? , obrigado e desculpe tomar seu tempo

      Excluir
  14. Oi Marcus, muito obrigado por acessar o Blog e parabéns pela sua perseverança em seguir se qualificando a estrada é longa !
    Em resposta a sua pergunta, SIM você consegue uma grana (salário líquido ) maior que o seu mas não sei se em carteira será superior, aí não sei o que lhe interessa mais.
    Ná área de inspeção por END no Brasil não temos como fugir do sistema SNQC ABENDI vcê como inspetor sabe, mas na batalha ABENDI x IRATA no acesso por corda a questão é dinheiro puramente.Inclusive no próprio site da ABENDI chegou a suspender os processos alegando precisar estudar melhor o processo e agora voltaram com força para tentar tomar o mercado antes dominado pela certificação IRATA é isso...resumindo !
    Grande abraço e sucesso !

    ResponderExcluir
  15. Qual seria a empresa mais qualificada , para fazer o curso , de acesso por corda ?
    no Rio Janeiro .
    Desde já muito obrigado

    ResponderExcluir
  16. Ola fabio. Tira uma duvida. Meu nome e Vitor Sou sodador e quero muito fazer o curso de acesso por cordas. Mas estou com um pouco de receio. Sera que vou conseguir trabalgar na area? Grato. Aguardo respostas
    qualquer coisa meu e-mail vitorjiu-jitsublack@outlook.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega estou retomando atualizações no Blog hoje, obrigado por acessar, agora lhe respondendo.Se vc tem suas qualificações de solda aliado ao acesso por corda terá emprego sim, mas o mercado nesse início de ano está esquisito devido a essa safadeza toda que quem é da área sabe que sempre existiu e um dia a casa ia cair, cedo ou tarde, e quem sofre somos nós trabalhadores !
      Mas passando essa turbulência o mercado tende a melhorar e novos trabalhos e contratações irão retomar a normalidade, vamos ter fé !

      Excluir
  17. Eai brother, vc sabe dizer como está a situação do irata brasil, já está em vigor? ou vai ficar valendo a irata internacional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isaac, cara, eu confesso que estou por fora e já houveram algumas reuniões desse comitê do Irata Brasil sendo a primeira em Macaé (RJ). Estarei de férias em março e vou investigar e divulgar pra geral aqui no Blog, mas pelo que sei a certificação IRATA gringa continua valendo e tem que valer como vale em outros países !
      Mas o que sabemos é que tudo gira em torno de interesses que muitas vezes não atende a quem rala no trecho, no sol e na chuva parceiro !!!
      Mega abraço e obrigado por acessar o blog !

      Excluir

  18. Sou Técnico de Segurança do Trabalho, Instrutor de Trabalho em Altura e tenho C.I.R de Taifeiro com os Especiais, proficiência anterior de trabalho na construção civil, na empresa que trabalho ministro curso básico de NR 35(08h), você diria que o mais indicado para mim seria Acesso por corda IRATA ou ABENDI ou Normal de ALPINISTA INDUSTRIAL? No aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Willian, obrigado por acessar o Blog, quanta coisa você realizaou parceiro....mas aconselho você a organizar-se !
      A CIR de taifeiro fica como um plano C pois vida de taifeiro sinceramente eu e vo^ce sabemos que serve para quem quer acessar a vida de marítimo e offshore pois o horizonte nesta nobre função infelizmente é limitado, máu remunerado e pouco valorizado falando a real dos fatos não é ?
      Segurança do Trabalho te abre vários horizontes incluindo o campo de intrutor nas NRs e cursos que podem aparecer, meu conselho é que se quer ganhar grana venha para o offshore com inglês e esqueça a contrução civil, também estou sendo franco !
      Acesso por corda IRATA X ABENDI é para a indústria e o offshore , na contrução civil pouco importa, haja visto o absurdo que é o setor quando se trata de trabalho em altura ...pouca fiscalização e exigências !
      Eu ainda aposto no IRATA, mas se puder esperar vamos ver para esse ano como vão ficar essa "briga" pelo dinheiro de quem precisa certificar para trabalhar pois hoje temos IRATA, IRATA Brasil, ABENDI e ANEAC !!! Aguarda um pouco ok !!!

      Excluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Rapaz quero saber se vai ser aceito ou não o Irata brasil. Pois quero fazer o Abendi mas to com receios de fazer. Sou pintor industrial e quero agora ser alpinistas trabalho embarcado e ela não deixar nem um Irata subir. Meu mail du.flipper@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala meu camarada, te respondendo, a "panela da ABENDI" é imensa e em alguns lugares realmente isso está ocorrendo.No meu ponto de vista não vejo isso como seriedade e sim corporativismo e interesses escusos de banir uma certificação aceita no mundo todo e que evitou milhares de acidentes neste país safado...atrasado...que não tinha legislação sobre altura e nem NR sobre o tema !
      De olho grande no dinheiro a ABENDI se meteu em acesso por corda levando junto também quem foi pioneiro na certificação IRATA e que ainda mantém centros certificando pelo IRATA.E na cara de pau falam para o camarada fazer as duas certificações !!!
      Isso é Brasil camarada ...infelizmente....contrato sério usa ambas as certificações como referência e exigência dos profissionais que vão atuar nos trabalhos !
      A minha revolta me impede de te ajudar, eu continuaria com o IRATA ..mas o cartel da ABENDI é forte !!!

      Excluir
  21. Olá Fábio, ja fiz uma pergunta no blog mais como não estou encontrando farei por aqui novamente. Desculpe caso ja tenha respondido. Sou inspetor de solda, LP, Dimensional CD-CL e estou me qualificando em PM. Estou pensando em fazer alpinismo industrial. Gostaria de saber como anda o mercado aí em Macaé, pois meu ultimo trabalho por aí foi em 2005. Esta tendo trabalho para inspetores alpinistas com as qualificações que possuo? Outra duvida é quanto a fazer Irata ou Abendi.

    Obrigado Sérgio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo beleza Sérgio...obrigado por acessar o Blog !
      Agora te respondendo, o mercado tá meio morno em função dos últimos acontecimentos envolvendo empreiteiras, etc.... Mas em termos de certificação a ABENDI continua, de olho grande na grana, querendo "matar " o IRATA alegando que é uma entidade nacional e que uma certificação nacional é que tem que prevalecer !!!
      Agora o IRATA vale não só aqui como em toda a américa do norte e europa, pergunto se a ABENDI como certificadora em acesso por corda vale la fora ? Não !!!
      Diante do exposto, eu se fosse renovar minha certificação de acesso por corda manteria o IRATA e contrato e contratante sério formula um contrato aberto a empresas que possuem profissionais que tem uma ou outra certificação, é fato !
      Agora o que se vê na op. Lava játo é muito pouco, se investigar tudo que rola no meio dos trabalhos, paradas de manutenções e os processos de certificação nestas entidades é de dar enjôo conpanheiro...infelizmente !!!

      Excluir