domingo, 16 de janeiro de 2011

Curso de Operador de ROV

Uma grande oportunidade que quase não foi divulgada na mídia, mas que não vai passar em branco aqui no blog é o oferecimento de vagas gratuitas em Macaé pelo Instituto Federal Fluminense (IFF ), para o curso de operador de ROV (popularmente robôs submarinos)!
O edital completo está no site do IFF, com 56 vagas para pessoal comum e 10 reservadas aos funcionários da Petrobrás.As inscrições vão até o dia 27/01, portanto quem se interessar deve correr contra o tempo, mas somente portadores de diploma de curso técnico poderão cursar o curso de formação (detalhes no edital).
A área de operação de veículos de operação remota está em franco crescimento, e segundo bate papo que tenho com pessoas da área subaquática, quem entrar na operação dos ROV´S hoje tem grandes chances de promoção rápida (o iniciante começa como tranee !) uma vez que muitas empresas nacionais e gringas estão adquirindo muitos robôs, logo a demanda de mão de obra especializada será boa!
Conforme alertado acima, a mão de obra é técnica (mecânica, mecatrônica, eletrônica e etc...) portanto quem se interessar por essa área tem que investir pesado na sua formação, incluido o Inglês é claro.
Além da dica do curso do IFF outro curso do qual tomei conhecimento, este em Santos (SP), é o da empresa Nutecmar (site logo abaixo) e um outro curso que estou levantando informações, que rola em Campo Grande zona oeste do RJ, será divulgado aqui em nosso espaço com maiores detalhes.
Mega abraço a todos e confira os sites abaixo ( não são links !):

  1. www.iff.edu.br
  2. www.nutecmar.com.br

53 comentários:

  1. Gostei do blog, e já venho me interessando na area de ROV, acabei de me formar em tecnico em eletronica, moro no Rio, e gostaria de saber se voce conhece alguma empresa que presta este curso aqui no Rio. Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Olá, passei por aqui só para avisar que tem mais um curso de trainee de ROV no mercado, em Niterói, perto das barcas, é o curso da Devachân sistemas que está lançando turmas mensais. para mais informações deêm uma olhada no site www.devachannet.com.br.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi boa noite !! Meu nome é German e quero saber onde se encontram vagas de piloto de ROV na baixada Santista e se há demanda atualmente. Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Oi German, a demanda é alta sim.Quem entrar como operador tranee hoje, tem chances rápidas de ascensão devido ao grande volume de trabalho para ROVS.
    Mas não esqueça que nada é fácil, dedicação e inglês fluente são fundamentais !
    As informações aqui do blog podem te ajudar, em breve postarei mais sobre operador de ROV ,abs Fábio Cabral

    ResponderExcluir
  5. gostaria de informaçoes pois possuo 40 anos terminei curso tec.de mec.para engressar na area de rov pois gostaria de informacoes ja escrevi para varios e ninguem me retornou pois possuo grande interesse ja desde ja obrigado por ler

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo, obrigado por acessar o blog.Bem primeiramente você esta no caminho certo,já que concluiu um curso de nível técnico!
    Postarei em breve mais informções sobre ROV, inclusive uma entrevista que estou agendando com um profissional da área, aguarde!
    Abs...Fabio CABRAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,, gostaria estou interessado nesta área, mas não ´possuo nivel técnico!

      Excluir
  7. fabio presisor de mais informção sobre esse curso ROV, meu mail; andradeajal@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Ola fabio, meu nome é eudes sou estudante do curso tecnico em eletrotecnica e me interessei muito pela função de operador em rov. O que vc me aconselharia para o meu investimento na área? Eudesbonfim@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. quero saber a onde esta fichado píloto de rov

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Fabio, sou aluno do curso de Robôtica Submarina do Adam Brito em Campo Grande , quando sai aquela materia? tem alguma informação para 2012 na area de rov?? um abraço ai e boa sorte com o seu blog!!

    ResponderExcluir
  11. Oi boa tarde, a matéria é com o próprio Adam e estou esperando ele me retornar com as questões que deixei com ele para postarmos no blog.Mas tb estou agendando com outro conhecido na área,porém ele embarca na costa de Angola e retorna em fevereiro!
    Vou tel para o Adam e ver o que houve, no mais obrigado e feliz 2012 para vc tb ...sucesso !!!

    ResponderExcluir
  12. estou inscrito para fazer este curso em janeiro 2012 em santos. aqui no rio de janeiro estes curso são mesmo só a teoria, e em santos você tem treinamento prático... que é de suma importancia, uma vez que com a teoria mais a prática embarcado pelo curso é ideal. o preço que é um pouco salgado. são 7 dias de teoria e pratica e mais 3 dias de prática embarcado na embarcação do curso inspecionando navios e outros... R$ 4.680 aproximado!
    boa sorte....
    qualquer informação, jefferson brum - técnologo em petróleo e gás e técnico em telecomunicações com ênfase em eletrônica. email: jeffbrum@bol.com.br

    ResponderExcluir
  13. Valeu pela sua informação e o preço realmente é alto para um período curto de curso.Em dezembro assisti a uma aula da Tecrov, e lá o curso é teórico, mas pelo que percebi são de muito bom conteúdo!
    Mas sem uma boa base de uma escola técnica e interesse ficará dificil o aluno obter sucesso, lá é passado os macetes e dicas para os processos seletivos, ñ existe garantia de emprego.Mas boa vontade de ajudar o aluno isso existe!
    As vezes um investimento alto pode ñ te trazer retorno e um outro menor pode te surpreender, no caso da Tecrov são R$2000,00 eu acho e fica aqui no RJ, no mais boa sorte e sucesso lá em Santos (SP).

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde,Fabio!
    Então,estou cursando técnico petróleo e gás(Senai-rj)e tenho previsão se terminar o curso no final desse ano(2012),pois,como quero fazer uma qualificação/especialização na area e entrar para o mercado offshore,estou por fora de algo interessante mas por acaso encontrei um amigo q atualmente é supervisor de ROV,me indicou fazer o curso mas gerou uma dúvida.vou tirar meu registro(CREA)esses dias,como esse curso posso fazer rov?
    Te agradeço desde já!

    Facebook:http://www.facebook.com/profile.php?id=100002498055280

    ATT;Alberes Quinca

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde,Fabio!
    Então,estou cursando técnico petróleo e gás(Senai-rj)e tenho previsão se terminar o curso no final desse ano(2012),pois,como quero fazer uma qualificação/especialização na area e entrar para o mercado offshore,estou por fora de algo interessante mas por acaso encontrei um amigo q atualmente é supervisor de ROV,me indicou fazer o curso mas gerou uma dúvida.vou tirar meu registro(CREA)esses dias,como esse curso posso fazer rov?
    Te agradeço desde já!

    Facebook:http://www.facebook.com/profile.php?id=100002498055280

    ATT;Alberes Quinca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá , as especialidades com CREA e que são as solicitadas nos processos seletivos de empresas de ROV são mecânica, eletromecânica, mecatrônica e eletrônica.Não sei qual o contéudo de seu curso, mas estes cursos citados são a base para o curso de ROV!
      Já assisti a uma aula em um curso de ROV (da TECROV !) e sem base o aluno fica perdido e estará jogamdo dinheiro fora.Seu curso, pela instituição que é, lhe deve dar uma boa base em conhecimentos de processo e logística de petróleo,mas para ROV arrisco dizer que é insuficiente!
      Não desista de seus sonhos e conclua seu curso atual,mas veja uma formação destas citadas acima se deseja seguir para o ROV, grande abraço !

      Excluir
    2. Muito Obrigado pela informação,foi de grande valia!!Estou em busco de um curso para entrar na area,então,se tiver alguma dica será bem vinda.
      Como estou cursando técnico em petróleo e gás e em breve pretendo trabalhar offshore,busco algo para qualificação.

      Att;Alberes

      Grato!!

      Excluir
  16. Bom dia Fábio

    Meu marido termina o curso de mecatrônica agora no final do mês..moramos em Teresópolis e ele quer ingressar na área de Petróleo.Onde vc indica esse curso de ROV pra gente??? Preciso do local e preço

    vitormarajo@gmail.com
    Obrigada
    Gabriela

    ResponderExcluir
  17. boa noite,
    gostaria de saber maiores informações sobre aonde fazer o curso de operador de rov e se realmente esse mercado de atuação é bom ?

    abrigado e parabéns pelo blog !

    ResponderExcluir
  18. Oi boa noite, tem que pesquisar ...costumo indicar o do Adam Brito do Curso TecRov (pesquise na web) já assisti aula lá e é bom.Os alunos recebem bons macetes para as provas práticas, porém sem a garantia de emprego!
    Atualmente estou embarcado no SS-86 (coisa rápida ) e lá tem um ROV da divisão I-Tech Subsea7, ou seja toda sonda, navio sonda ou de mergulho tem ROV.O mercado está receptivo para os que possuem boa formação técnica e fluência no idioma inglês....mergulhe de cabeça e com força no inglês !!!

    ResponderExcluir
  19. Fabio,

    Não possuo nenhuma formação dos requisitos iniciais e estou buscando informações para direcionar minha capacitação.
    Quais os cursos seriam os ideias para se concluir e assim fazer o curso de RAV (cursos técnicos e/ou tecnologo - esse ultimo não sei se é aceito) ?
    Inglês não é problema para a minha pessoa, pois já faço desde cedo.
    Tenho bastantes conhecidos que trabalham embarcados e com isso, comecei a estudar o segmento. Conheci sobre a área em Macaé, pois trabalho como gestor do Banco do Brasil.

    Fico no aguardo de maiores informações e parabéns pelo site e apoio que da a todos.

    Att,

    Marco Lanzellotti
    contato: marcolanzellotti@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos, tudo beleza?
      Amigo, cai pra cima de uma formação técnica e tire o seu respectivo CREA pessoalmente ainda desconfio da qualidade e da aceitação de vários cursos tecnólogos que existem hoje no país!
      Vá pela opções certas: mecânica, mecatrônica, elétrica ou eletromecânica... boa sorte!

      Excluir
  20. Fabio,

    Curso tecnologo de automação comercial é aceito como base para o tecrov ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tenho 99 % de certeza que não.Agora depende da base dada em seu curso !
      Abs...

      Excluir
  21. Técnico em Eletrotécnica ou Técnico em Mecânica.
    Qual dos dois oferece uma melhor formação para o TecRov ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ambos são boa base para ser um bom tranee de ROV e no mais é dedicar-se em aprender o que um curso oferece de conteúdo programático que o que você cursa ou cursou não lhe ofereceu.
      Durante sua formação em uma empresa, tudo é repassado, pois o ROV envolve mecânica, elétrica, etc...

      Excluir
  22. Olá Fabio, Meu nome é Diego e termino meu técnico em mecatrônica e estou interessdo nessa árean de ROV, se você puder me ajudar e me indicar alguma instituição que ministre o curso no Rio de janeiro eu agradeço. Até mais. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  23. Olá Fábio, Meu nome é Diogo e gostaria de saber se com o curso técnico de Automação Industrial eu posso fazer o curso de ROV e se realmente o curso da Tecrov é só teoria e que vantagem tem um aluno sem prática do curso? Parabéns pelo Blog! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Diogo, beleza ?
      Se pensarmos em um curso com estrutura top de linha com simulador virtual e real.Teremos um curso mais caro e aí que entra um curso como o da Tecrov que demanda menos investimento do aluno !
      Assisti como convidado uma aula da parte mecânica (multitorque, completação de fluido hidráulico, etc...) muito boa, e lá é passado a parte mecânica, eletrica e é claro os macetes dos processos seletivos !
      Acredito que vale muito á pena pela experiência do Adam Brito e já esbarrei com muito aluno dele na Subsea 7, Dofsubsea e outras de ROV que atuam aqui no Brasil, espero ter ajudado, abs....

      Excluir
  24. AO Diogo...
    Esqueci de mencionar que sua formação vale para o curso sim, na TecROV não me lembro se pedem o CREA.Mas nos processos seletivos nas empresas sim!
    Abs...

    ResponderExcluir
  25. fABIO bom dia

    Meu nome e marcos , tenho 19 anos , sou formado em eletrônica na faetec , vou dar entrada no meu CREA esse mês .
    Entrei encontado com a TecRov tem curso em madureira os sab de 8hs ás 13h .
    o curso custa r$ 2000 .
    esse curso realmente vai valer a pena ?
    faço curso de projetista de tubulações, gosto dessa área naval, e eles pagam muito bem .
    depois de fazer esse curso de rov na tecrov tem empresas no rio contratando?
    fico no aquardo na sua resposta , vi que voce gosta de ajudar as pessoas que estão começando agora , parabéns cara adimiro muito sua atitude .

    ResponderExcluir
  26. E aí Marcos, que idade boa e o que é melhor com OBJETIVOS.Porém o que para alguns pode ser meio loucura ambas as formações se completam pois sua formação em desenho será um diferencial como operador de ROV.
    Já se vai valer à pena depende de como você vai direcionar sua carreira, se optar por projetos considere o aprendizado contínuo em diversos softwares e esse continuará a ser um mercado aquecido, porém quanto mais especializado for melhor será sua remuneração.
    No ROV existe plano de carreira, mas depois existe uma estagnada e tem o stress de embarcar direto.Porém você é muito novo, dá pra arriscar e a vida é jogo de Poker tem que pagar pra ver !!!
    Todo curso técnico vale à pena, em seu caso só não valeria se vc quisesse fazer gastronomia (!!!) por exemplo, mas a área de projeto cai bem com ROV!
    As empresas estão contratando, agora tem que ter os contatos, os atalhos e invista no inlgês!
    Abs... e em breve vou atualizar o blog !

    ResponderExcluir
  27. Bom dia Fabio,
    Meu nome é Marcelo Azevedo e sou formando em engenharia e tenho CREA, entao nessa parte não haverá problemas.
    Minha duvida é onde fazer o curso de ROV. Moro em Macaé e tambem vi o curso da TecROV, mas como nao tenho referencias nao sei se é bom ou não. Voce acha que fará diferença eu fazer o curso em algum lugar especifico? Ou na hora da seleção acaba sendo tudo a mesma coisa?
    Já é bom também fazer o curso de salvatagem? Ou este curso é pago pelas empresas contratantes?
    Obrigado.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá boa noite Marcelo,o curso da TecRov é bom e seus alunos costumam se sair bem nas provas aplicadas nos processos seletivos.Nada impede que você sem curso, se convocado para estes processos seletivos, se de bem e passe!
      Quanto ao salvatagem (CBSP)existem empresas e empresas, moral da história se for admitido por uma empresa decente ela investirá no seu salvatagem e demais cursos necessário para o seu desenvolvimento e segurança no trabalho embarcado.Aconselho segurar essa grana e tentar uma vaga nestes processos seletivos que devem ocorrer após o carnaval ok...boa sorte !

      Excluir
  28. Bom dia Fábio , blz ??

    SOu formado em Mecatrônica ( so falta tirar o Crea ) a algum tempo , e gostaria de ingressar nessa área de R.O.V , estou no momento juntando para fazer em Macaé , mas como hj encontrei o seu blog , vi mt a respeito do Tecrov , e gostaria de saber se só a parte teorica q é passada la ,vale mesmo a pena ?? ... até pq para não me locomover para tão longe e gastar mt com a passagem .....

    Obs: Falta-me o inglês , q sei q será crucial ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz camarada, postei as fotos de uma turma de operadores Tranne da Subsea 7 fazendo um treinamento de NR35 em uma empresa presta este serviço para a Subsea, na qual eu fiz parte e hoje não estou mais lá!
      Desse pessoal novo que entrou, 4 eram ex- alunos da Tecrov e entre eles um amigo meu.Acredito que o curso seja um diferencial nas provas aplicadas nas empresas como Dof Sub Sea e a própria Subsea 7.
      Se rola alguma indicação não sei, mas as aulas que assisti lá foram boas e acredito que o custo x benefício de fazer aqui seja melhor!
      Ia me esquecendo do inglês, comece logo!!! é importantíssimo , desejo-lhe toda a sorte !

      Excluir
    2. Outra duvida que apareceu essa semana ..... um amigo de trabalho falou do curso IRATA , que 5 amigos dele fizeram e estão trabalhando la no SUL , ganhando 6 mil , a pergunta é : só é preciso esse curso para ganhar ( ou aproximadamente ) esse valor , ou teria q ter outro curso especifico ?? como de solda e caldeiraria ???

      Excluir
  29. Olá companheiro, depende de alguns fatores e do tipo de trabalho que esteja rolando lá no sul e se esse amigos realmente estão levantado esta grana!
    Se for por exemplo uma frente de obra de pintura industrial, onde existe um inspetor e pintores industriais tocando a obra, pode ser que existam outros IRATAs sem curso de pintura que estão seguindo o esquema de pintura do projeto sacou!
    Grana depende da seriedada da empresa, é possivel sim tirar essa grana somente com o IRATA,mas está cada vez mais raro pois as obras estão pegando mais IRATA N2 e poucos N1 dependendo da empresa.
    Leia o meu post sobre este tipo de situação que postarei amanhã ok ...mega abs!!!

    ResponderExcluir
  30. Ola fabio eu sou junior, parabens pelo seu blog!!
    Gostaria de seu email para contato sobre alguns duvida sobre esse curso!!
    meu email contato_30@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Júnior,

      Meu email é fabiotstsoffshore@gmail.com
      Obrigado por visualizar o blog, abs!!!

      Excluir
  31. Olá Júnior,

    Meu email é fabiotstsoffshore@gmail.com
    Obrigado por visualizar o blog, abs!!!

    ResponderExcluir
  32. Olá Fábio.
    Sou Analista de Sistemas e atuo na área de infra-estrutura para sistema de Acompanhamento Geológico na Petrobras , baseado em Linux.e tenho curso técnico em Informática Industrial pelo antigo CEFET - hj IFF. Tenho experiência em embarques off-shore. No momento tenho embarcado constantemente em sondas de perfuração. Em um desses embarques, acabei me interessando pela área de ROV. Vc acha que devo fazer um curso técnico desses que vc já mencionou? Com a experiência e com o curso técnico em Informática Industrial que já tenho, dá pra fazer o curso de ROV? Abs e obrigado pelas dicas que virão. Meu email é haba.santana@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. Bom dia Fabio.

    Cara sou Téc.Seg. do Trabalho,Téc. Eletrotécnica,Automação Industrial(Basico),Operador Ferroviario. Estou louco para fazer o curso de operador trainee de ROV. Mais gostaria muito de algumas digas suas,onde fazer o curso? Qual a melhor instituição de ensino na área? Vc pode me enviar isso? Qual é o seu Blog?

    Cara desde já muito obrigado pela atenção,meu e-mail é gsc735@gmail.com.

    Abs.

    ResponderExcluir
  34. Bom dia Fábio, tudo bem?
    Parabéns pelo blog, ele é ótimo!
    Meu nome é Giovana e trabalho atualmente na empresa NUTECMAR, em Santos.
    Estamos trabalhando com sucesso em nossos cursos de capacitação em Pilotos de ROV e estou aqui para deixar o meu contato, caso você precise tirar dúvidas quanto ao mercado de trabalho, preço de cursos, datas, conteúdo teórico, conteúdo prático, enfim.
    E estamos com muitas novidades, inclusive um ROV novinho para nossos alunos de treinamento.
    Podemos também te passar a nossa experiência em serviços pois elas podem ajudar muito no conhecimento dos alunos e de todos os interessados nessa área. Podemos trocar experiências entende?
    Nosso site está passando por modificações esses dias, mas acesse: www.nutecmar.com.br

    Agradeço pela atenção!
    Gde Abs,

    Giovana Ciongoli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá boa noite....
      Obrigado por acessar o blog Giovana,estou compartilhando seu comentário, que concerteza será útil aos que se interessam pela formação em PILOTOS DE ROV.
      Meu BLOG não possui vínculos com empresas ou outros objetivos comerciais, e sim objetivo de ajudar com informações úteis direcionadas a pessoas que desejam informações diversas nas áreas naval e offshore.
      Caso deseje divulgo aqui a agenda de treinamentos da NUTECMAR Ok.... grande abraço e sucesso a toda sua equipe!
      Fabio Cabral

      Excluir
  35. Boa tarde Fábio.
    Sou técnico em eletrotécnica e estou muito interessado em fazer o curso de ROV. Pode me indicar um no Rio de Janeiro?
    Muito Obrigado
    Kalebe

    ResponderExcluir
  36. Oi bom dia.....
    Se o colega possui uma boa base na sua formação e já alguma experiência de campo, não necessariamente necessita de curso específico de ROV.Explicando melhor, é possível candidatar-se a participar dos processos seletivos para o Tranee de ROV (cargo inicial para operadores sem experiência) das empresas tradicionais, fazendo as provas dentro das empresas.
    Eu costumo indicar o curso da Tecrov (do Adam Brito)que é teórico, mas lhe fornece boa base para os exames nas empresas e é claro que o network do Adam ajuda ao pessoal do curso saber macetes e a participar das provas.
    Existem pessoas que passam nas provas sem fazer curso de ROV isto é fato, mas um curso onde é possível melhorar sua base de conhecimentos preparando-o para as provas e lhe colocar em contato com as pessoas da área ajuda muito, não tenha dúvida!
    Em resumo, nada garante que com curso você passe nos processos e tudo depende de seu empenho nos estudos e na coletânea de informações sobre as provas de determinadas empresas!
    Espero ter ajudado, grande abraço e boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  37. Ia esquecendo Kalebe....
    É necessário ter o respectivo CREA e dentro das empresas, caso aprovado na seleção, o tranee faz o curso específico da empresa e a todo momento opera o ROV sob supervisão ok !
    Absss !

    ResponderExcluir
  38. Olá Fábio. meu nome é Jônatas e estou estudando para trabalho offshore.
    Estou em dois cursos pelo SENAI/DR/BA Técnico em segurança do trabalho e operador de sonda offshore.
    Quero saber quais outros cursos é preciso para conseguir um trabalho em plataformas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jônatas....

      São atividades distintas porém dá para embarcar trabalhando com uma ou outra.Acredito que como operador de sonda seu acesso a uma vaga vai ser mais rápido!
      Os cursos além da formação de base em que você irá trabalhar à bordo são em geral o CBSP ( salvatagem ) e o HUET (escape de aeronave submersa)e só.Mas como TST é importante cursos de 1º socorros, EMCIA (combate a incêndio em aeronaves), HLO (heliponto) e EC (espaço confinado 40 horas).
      É isso ...boa sorte !!!

      Excluir
  39. aqui em salvador alguém sabe onde fazer o curso de rov

    ResponderExcluir
  40. Olá Ednei, na Bahia eu desconheço, mas reforço que um curso de ROV pode prepara-lô para as provas admissionais que são aplicadas nas empresas,Mas não é garantia de aprovação ou admissão como piloto Trainee (cargo inicial ) dentro de uma empresa.
    Estudando alguns candidatos passam nos testes, digo isso pois na empresa que estou hoje tem 2 trainees que não fizeram curso de ROV e estão lá, passarão à piloto após 1 (um) ano de atividade e se forem aprovados por seus supervisores e superintendentes de ROV !
    Espero ter ajudado e boa sorte !!

    ResponderExcluir