segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Curso de salvatagem

Qual o melhor e mais aceito curso de salvatagem?

Escuto com frequência esta pergunta, acompanhada de diversas explicações indicando esta ou aquela determinada instituição.E quando dirigida a minha pessoa, eu respondo que o melhor curso é o que a empresa está pagando, ou seja, não é você que está fazendo o investimento!
Mas tanto a pessoa jurídica quanto aos autônomos tem que escolher a instituição que possua a portaria DPC (Marinha do Brasil) autorizando o curso, dentro da validade e em conformidade com a NORMAN 24/DPC.Na tabela abaixo podemos ver as principais instiuições, portaria DPC e a validade. Mas antes de decidir verifique no próprio site da MB a tabela atualizada!
  • ICN (RJ) port. nº31 de 07 abr 2008 validade 30 abr 2010.
  • ICN(Macaé) port. nº68 de 03 jun 2008 validade 30 jun 2010.
  • Sampling (Macaé) port.nº36 de 07 abr 2008 validade 30 abr 2010.
  • Falck Nutec(Macaé) port.nº117 de 18 dez 2007 validade 30 dez 2009.
  • West Group (Macaé) port. nº70 de 23 jun 2008 validade 30 jun 2010.
  • Multilink (RJ) port. nº04 de 15 jan 2008 validade 25 fev 2010.
O contéudo programático são os mesmos, divididos em módulos e carga horária de 40 horas, validade de 5 anos.O que existe de diferencial entre elas é a estrutura, material didático, didática de ensino dos insrutores, e para os autônomos o que pesa muito na escolha é se existe transporte, hospedagem e as refeições etc....
Boa escolha e pense se ja é o melhor momento para este investimento...um abraço!

13 comentários:

  1. Valeu pela dica !Me formei recentemente como Tec de seg do Trabalho e queria trabalhar em off shore, estava na dúvida com relação a um curso que me ajudasse e lendo o que vc publicou fiquei mais confiante na escolha do curso.

    ResponderExcluir
  2. mas qual melhor curso ? multilink é confiavel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega, veja no site da marinha se está válido o curso oferecido pela instituição que você está pretendendo fazer.O conteúdo programático deve ser idêntico para todas elas, pois quem exige e fiscaliza é a Marinha do Brasil.
      Não sei de que região você é, mas aqui no RJ capital a West Group vem se destacando bem e o curso é facilitado em relação a pagamento.Já a Multilink eu não tenho maiores informações para te passar, recomendo da uma olhada mas atenta ao que a West Group pode te oferecer, abs....

      Excluir
  3. Amigo,

    Estou terminando Tecnólogo em Petróleo e Gás e começando Engenharia de Petróleo e Gás. Preciso fazer um curso de Salvatagem para sair na frente no mercado. Ocorre que tenho um grande problema: NÃO SEI NADAR!

    Vai uma pergunta um pouco idiota: "Sabe me dizer se neste curso precisarei de tal prática? ou eles também darão essas aulas?"

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo, duas dicas importantes:
    1- A primeira é que não precisa desespero para fazer o CBSP pois se vai ser um investimento do seu bolso avalie se é o melhor momento no sentido de seu currículo estar bem competitivo no momento atual.E o CBSP faz-se rápido pois tem turma direto com vagas !
    2 - No curso não se ensina a nadar, a parte prática é feita com coletes salva vidas.Porém com pânico e medo até de colete uma pessoa pode afogar-se, mas no curso você será monitorado todo o tempo.
    Meu conselho é estude, mas resolva seu problema com a água matriculando-se em uma escola de natação.Ganhar intimidade com a água só lhe trará benefícios, infelizmente muitos trabalhadores embarcados só acreditam ou lebram desta necessidade quando uma aeronave cai no mar ou o alarme de abandono toca, aiiii parceiro já é tarde !!!
    Se cuida feliz 2013 !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelas dicas. Muito Obrigado!!!


      Tenha um feliz 2013

      Excluir
    2. Ok, boa sorte e um excelente 2013 para você família tb !

      Excluir
  5. Aonde posso fazer o curso de salvatagem e qual o valor?

    ResponderExcluir
  6. Olá...
    Não sei de que estado deste nosso imenso Brasil vc tecla.Mas aqui no sudeste e em especial no RJ existem boas opções incluindo estadia.
    Quanto ao preço custa hoje em torno de R$1400,00 CBSP + HUET e pode ser parcelado ok !!!
    Boa sorte e obrigado por acessar o blog!

    ResponderExcluir
  7. ola amigo tenho curso de solda mig,tig,eletrodo,
    queria fazer o curso de salvatagem vc acha que isso poder me ajuda ?

    ResponderExcluir
  8. Olá boa noite,

    Uma coisa é ter feito o curso e a outra é a qualificação e se o colega tem as qualificações destes processos de soldagem o salvatagem pode ajudar sim.Pois existem muitos serviços que surgem de imediato e as empresas dão preferência a quem estiver com o CBSP em dia.
    E é com oportunidades destas que muitos conseguem fazer novos contatos e conseguem novos embarques e até efetivação em alguma empresa.
    Boa sorte e obrigado por acessar o blog!

    ResponderExcluir
  9. ola gostaria de saber se mulher pode entrar nessa area de salvatagem e huet e se ha algum problema se ela estiver acima do peso?obrigada sem mais....

    ResponderExcluir
  10. Oi Andrea, obrigado por acessar o Blog, os cursos de Salvatagem (CBSP) e o HUET (escape de aeronave) são cursos que são pré-requisitos para o trabalho embarcado, seja em embarcações ou plataformas.Independente da função exercida.
    O CBSP e o HUET não são atividades profissionais e sim cursos, que de certa forma, exigem um certo condicionamento físico para as atividades práticas realizadas durante os dois cursos.Logo é recomendável um certo preparo físico de um a dois meses antes da realização do curso, para os alunos que estão muito acima do peso e sem condicionamento físico em dia !
    Espero ter ajudado, abraços .....

    ResponderExcluir